Sede IDIA

_

2013
LUANDA, ANGOLA
6242 m2
ESCRITÓRIOS
PROJETO
_

DESCRIÇÃO
Na Baixa de Luanda, projetou-se um conjunto de edifícios para albergar a Sede do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola (IDIA), espaços de escritório, espaços técnicos e parque de estacionamento.
A partir de um edifício existente onde se decidiu manter as fachadas por representarem a sua identidade e história, a ideia propõe a construção de três novos edifícios. O projeto foi pensado para uma construção faseada, sendo o edifício da Sede o primeiro a ser construído.
O acesso principal aos edifícios é feito a partir de um vazio provocado pela nova construção em relação ao existente, criando um espaço de átrio em forma de galeria.
No caso dos dois edifícios de escritórios, o interior é marcado por um espaço central vazado verticalmente e envolvido por espaços organizados através de painéis amovíveis em vidro que permitem a união física e visual de todo o edifício. O terceiro edifício é um silo automóvel.
O edifício da Sede IDIA distribui as diferentes funções pelos vários pisos, os espaços organizam-se à volta de um núcleo central de acessos verticais e instalações sanitárias. O piso 0 reúne os espaços sociais e atendimento geral ao público. O piso 1 os escritórios e salas de formação. O Piso 2 os espaços da administração e por fim os pisos posteriores são organizados
em sistema open-space e designados para arrendamento.